Como utilizar a integração oficial com a API do WhatsApp Business

Conheça o que você precisa para utilizar a integração oficial da API do WhatsApp Business e suas vantagens.

A API do WhatsApp Business foi lançada pelo Facebook (Meta) em 2018 e desde então vem sendo melhorada e aberta ao público para utilização. A API conta com recursos extras que não estão disponíveis no aplicativo, e é indicada para empresas de médio a grande porte, porém todas as empresas podem se beneficiar desses recursos. A API possibilita uma comunicação eficiente com clientes em todo o mundo através do WhatsApp.

Para utilizar a API do WhatsApp Business é necessário seguir algumas regras definidas pelo WhatsApp, e abaixo vamos conhecer algumas dessas regras.

Conta verificada no Gerenciador de negócios

Para utilizar as ferramentas do Facebook ou WhatsApp é necessário que você tenha uma conta pessoal no Facebook para confirmar a identidade e uma conta ou página da sua empresa.

A conta da empresa deve ser verificada e aprovada pelo Facebook. É necessário enviar alguns documentos para comprovar a existência da empresa.

Quando a conta for verificada, será possível vincular um número de telefone a API do WhatsApp Business.

Número de telefone

É necessário que a sua empresa tenha um número de telefone elegível para utilizar a API do WhatsApp Business.

O número deve pertencer a sua empresa e não pode estar relacionado com uma conta do WhatsApp Business. Além disso, o número de telefone deve ser capaz de receber chamados de voz ou SMS.

Provedor autorizado

Nem todas as empresas possuem autorização para desenvolver uma integração com a API do WhatsApp Business. Nesse caso, é necessário utilizar um provedor autorizado. Por exemplo, no Fluxki utilizamos o provedor Message Bird, que é autorizado pelo Facebook para enviar e receber mensagens no WhatsApp.

Pode parecer complicado utilizar a integração oficial com a API do WhatsApp Business, porém se você optar em utilizar um software de atendimento ao cliente, como o Fluxki, nossa equipe irá te auxiliar nesse processo, e ficará mais simples a implantação da integração em sua empresa. Confira o post Plataforma de atendimento ao cliente integrada ao Whatsapp Business e conheça os benefícios de utilizar a integração oficial do WhatsApp.

Além disso, quando sua empresa utiliza ferramentas oficiais, como é o caso da API do WhatsApp Business, você pode se beneficiar dos recursos disponíveis e também da segurança oferecida pelo WhatsApp.

Com o grande número de pessoas utilizando o WhatsApp atualmente, muitas empresas de má fé utilizam versões piratas do WhatsApp, porém essa versão pode trazer diversos prejuízos para a sua empresa, como vazamento de dados, clonagem de número, aplicação de golpes, bloqueio do número no WhatsApp, entre tantos outros prejuízos. No post WhatsApp: Conheça os riscos de utilizar a versão pirata de integração destacamos os principais riscos e como identificar se a integração é pirata.

É importante que você conheça as soluções disponíveis e os benefícios e/ou riscos de cada uma delas, para que faça sempre a melhor escolha para a sua empresa.

 

Deixe o seu dia mais fluído

Melhore o atendimento ao cliente e organize os projetos da sua empresa. Trabalhe a partir de um único sistema e torne sua equipe mais produtiva.