Os aplicativos de mensagens instantâneas são responsáveis por grande parte da comunicação atualmente. Popular entre os jovens no final da década de 1990 e início dos anos 2000, hoje se tornou indispensável para grande parte da população, com usuários de todas as idades.
Pela facilidade de uso e rapidez nas respostas, atualmente as mensagens de texto são utilizadas como o principal meio de comunicação com seus clientes, seja para atendimento de suporte como por equipes comerciais na geração de vendas.
O aplicativo de mensagens instantâneas mais popular atualmente é o WhatsApp, porém existem outros aplicativos disponíveis no mercado. Um deles é o Telegram, que assim como o WhatsApp, é um aplicativo de mensagens. Ou seja, você conseguirá conversar com outros usuários do aplicativo, seja por meio de texto, áudio ou vídeo, e outros recursos não disponíveis no WhatsApp.
Atenção: Mudanças na política de privacidade do WhatsApp
No início de janeiro de 2021, o WhatsApp emitiu um aviso com a nova Política de privacidade e Termos de uso do aplicativo, que deixou muitos usuários atentos, visto que o aceite ou não dos novos termos determina se você poderá continuar utilizando o app. Para saber mais sobre as novas políticas de privacidade, clique aqui.
Segundo o aviso, os usuários que não aceitarem as novas políticas de privacidade não poderão continuar utilizando o aplicativo.
No primeiro aviso divulgado pelo Facebook, a nova regra passaria a valer à partir de 08 de fevereiro de 2021, porém com o "tumulto" gerado, a empresa postergou para 15 de maio de 2021.
Com a mudança, o WhatsApp passará a compartilhar dados com parceiros do Facebook. Algumas informações já são compartilhadas, porém até a última atualização o usuário tinha a opção de escolher, entre compartilhar ou não.
Após o WhatsApp emitir o aviso sobre as mudanças na política de privacidade, aplicativos que são alternativas ao WhatsApp viram seu número de usuários aumentarem. Um dos aplicativos é o Telegram, que em 72 horas foram mais de 25 milhões novos usuários*
Privacidade, será que temos?
Essas mudanças impostas chamam a atenção, pois é da nossa privacidade que estamos falando. Com as mudanças na política de privacidade, ao continuar utilizando o aplicativo você aceita as regras impostas pela empresa, sem ter a opção de escolher.
Apesar de utilizar criptografia, autenticação e métodos de proteção, o WhatsApp está afiliado a anunciantes e ao compartilhamento de dados. Ao contrário de outros mensageiros como o Telegram, que é um aplicativo financiado pelo seu fundador, não arrecada fundos com anúncios publicitários ou coleta e compartilhamento de dados. Em seu site a empresa reafirma seu compromisso com a privacidade na internet, prometendo proteger seus dados pessoais de terceiros, como profissionais de marketing, anunciantes, entre outros.
Como privacidade é um assunto bastante comentado atualmente, vale a pena buscar alternativas, seja para uso pessoal e principalmente para que seja utilizado em sua empresa, para o atendimento ao cliente.
Telegram como alternativa ao WhatsApp
Com o aumento no número de usuários, o Telegram é uma ótima alternativa ao WhatsApp. Além de ser um aplicativo mais “seguro”, o Telegram tem outras vantagens, tais como:
- É gratuito, ou seja, não cobra taxas de envio e recebimento de mensagens. Diferente do WhatsApp que pratica taxas para envio / recebimento de mensagens para uso comercial.
- O aplicativo não está ligado ao seu número de telefone, para que você possa usá-lo em dispositivos como tablets sem necessitar de um cartão SIM;
- Você pode criar usuário para a sua empresa, chamado de bot, sem a necessidade de vincular um número de telefone.
Apesar do WhatsApp ser o aplicativo mais popular, existem outras alternativas que em alguns casos podem até ser mais vantajosas, seja para seu uso pessoal ou na sua empresa.
Se aliado a um sistema de gestão de chamados, o Telegram é uma ótima ferramenta para ser utilizado no atendimento ao cliente.
Sistema de atendimento integrado ao Telegram
Um exemplo de sistema de gestão de atendimento é o Fluxki, que possui integração com o Telegram.
Com ele você poderá receber as mensagens enviadas pelo seu cliente através do Telegram, diretamente no sistema, acompanhar o SLA do atendimento, monitorar o tempo utilizado pelos seus atendentes e enviar a avaliação do atendimento.
*Divulgado pelo Telegram, em 12/01/2021.