Telegram para o atendimento ao cliente

Se aliado a um sistema de gestão de chamados, o Telegram é uma ótima ferramenta para ser utilizado no atendimento ao cliente. 

Os aplicativos de mensagens instantâneas são responsáveis por grande parte da comunicação atualmente. Popular entre os jovens no final da década de 1990 e início dos anos 2000, hoje se tornou indispensável para grande parte da população, com usuários de todas as idades.

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Pela facilidade de uso e rapidez nas respostas, atualmente as mensagens de texto são utilizadas como o principal meio de comunicação com seus clientes, seja para atendimento de suporte como por equipes comerciais na geração de vendas.

O aplicativo de mensagens instantâneas mais popular atualmente é o WhatsApp, porém existem outros aplicativos disponíveis no mercado. Um deles é o Telegram, que assim como o WhatsApp, é um aplicativo de mensagens. Ou seja, você conseguirá conversar com outros usuários do aplicativo, seja por meio de texto, áudio ou vídeo, e outros recursos não disponíveis no WhatsApp.

Atenção: Mudanças na política de privacidade do WhatsApp

No início de janeiro de 2021, o WhatsApp emitiu um aviso com a nova Política de privacidade e Termos de uso do aplicativo, que deixou muitos usuários atentos, visto que o aceite ou não dos novos termos determina se você poderá continuar utilizando o app. Para saber mais sobre as novas políticas de privacidade, clique aqui.

Segundo o aviso, os usuários que não aceitarem as novas políticas de privacidade não poderão continuar utilizando o aplicativo

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No primeiro aviso divulgado pelo Facebook, a nova regra passaria a valer à partir de 08 de fevereiro de 2021, porém com o "tumulto" gerado, a empresa postergou para 15 de maio de 2021.

Com a mudança, o WhatsApp passará a compartilhar dados com parceiros do Facebook. Algumas informações já são compartilhadas, porém até a última atualização o usuário tinha a opção de escolher, entre compartilhar ou não.

Após o WhatsApp emitir o aviso sobre as mudanças na política de privacidade, aplicativos que são alternativas ao WhatsApp viram seu número de usuários aumentarem. Um dos aplicativos é o Telegram, que em 72 horas foram mais de 25 milhões novos usuários*

Privacidade, será que temos?

Essas mudanças impostas chamam a atenção, pois é da nossa privacidade que estamos falando. Com as mudanças na política de privacidade, ao continuar utilizando o aplicativo você aceita as regras impostas pela empresa, sem ter a opção de escolher.

Apesar de utilizar criptografia, autenticação e métodos de proteção, o WhatsApp está afiliado a anunciantes e ao compartilhamento de dados. Ao contrário de outros mensageiros como o Telegram, que é um aplicativo financiado pelo seu fundador, não arrecada fundos com anúncios publicitários ou coleta e compartilhamento de dados. Em seu site a empresa reafirma seu compromisso com a privacidade na internet, prometendo proteger seus dados pessoais de terceiros, como profissionais de marketing, anunciantes, entre outros.

Como privacidade é um assunto bastante comentado atualmente, vale a pena buscar alternativas, seja para uso pessoal e principalmente para que seja utilizado em sua empresa, para o atendimento ao cliente.

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Telegram como alternativa ao WhatsApp

Com o aumento no número de usuários, o Telegram é uma ótima alternativa ao WhatsApp. Além de ser um aplicativo mais “seguro”, o Telegram tem outras vantagens, tais como:

  • É gratuito, ou seja, não cobra taxas de envio e recebimento de mensagens. Diferente do WhatsApp que pratica taxas para envio / recebimento de mensagens para uso comercial.
  • O aplicativo não está ligado ao seu número de telefone, para que você possa usá-lo em dispositivos como tablets sem necessitar de um cartão SIM;
  • Você pode criar usuário para a sua empresa, chamado de bot, sem a necessidade de vincular um número de telefone.

Apesar do WhatsApp ser o aplicativo mais popular, existem outras alternativas que em alguns casos podem até ser mais vantajosas, seja para seu uso pessoal ou na sua empresa.

Se aliado a um sistema de gestão de chamados, o Telegram é uma ótima ferramenta para ser utilizado no atendimento ao cliente. 

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Sistema de atendimento integrado ao Telegram

Um exemplo de sistema de gestão de atendimento é o Fluxki, que possui integração com o Telegram. 

Com ele você poderá receber as mensagens enviadas pelo seu cliente através do Telegram, diretamente no sistema, acompanhar o SLA do atendimento, monitorar o tempo utilizado pelos seus atendentes e enviar a avaliação do atendimento. 

*Divulgado pelo Telegram, em 12/01/2021.

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