O que é e como melhorar o atendimento ao cliente

O relacionamento com o cliente nunca foi tão importante como hoje, ele está presente no dia a dia da sua empresa, seja para adquirir novos clientes ou manter seus clientes atuais satisfeitos.

O relacionamento com o cliente nunca foi tão importante, ele está presente no dia a dia da sua empresa, seja para adquirir novos clientes ou manter seus clientes atuais satisfeitos.

Mas afinal, o que é atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é todo o suporte oferecido ao cliente, seja antes de efetuar uma compra, durante a negociação ou após a compra. É por meio do atendimento que as objeções são quebradas, dúvidas respondidas e problemas solucionados. 

Oferecer um bom atendimento ao cliente, desde o primeiro contato do cliente com a empresa, resulta em maior satisfação e fidelização, trazendo melhores retornos financeiros para a sua empresa.

Imagem Novos Clientes.jpg

Como melhorar ao atendimento ao cliente

Não existe uma fórmula mágica, mas um atendimento de qualidade deve estar alinhado aos valores da sua empresa e deve fazer com que o cliente se sinta valorizado e especial. Pois, como disse Philip Kotler "Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los”.

Se você seguir algumas dicas simples, você irá superar as expectativas do cliente e será mais fácil encantá-lo.

A primeira dica que podemos listar, é surpreenda seu cliente. Antecipe as dúvidas ou resolva os possíveis problemas, antes mesmo do cliente perceber. Afinal, você conhece seu produto/serviço muito bem. A proatividade é uma das melhores maneiras de encantar o seu cliente.

A segunda dica é atendimento personalizado. Utilizar scripts prontos no atendimento na maioria das vezes resulta em problemas não resolvidos e clientes insatisfeitos com o atendimento. Padronizar o atendimento é importante, porém, se coloque no lugar do cliente e adapte o script para cada cliente.

Podemos complementar a dica anterior com uma comunicação adequada. E não estamos falando de apenas ter uma boa gramatica. Quando você atende seu cliente é essencial que você fale a língua dele e adapte a sua comunicação de acordo com o problema a ser resolvido. 

Para finalizar, utilize as pesquisas de satisfação, com ela você irá descobrir se a sua empresa está entregando o que o cliente precisa, consegue medir o grau de satisfação dos seus clientes e melhorar cada vez mais o atendimento ao seu cliente.

Imagem Relacionamento com o Cliente.jpg

Como você pôde perceber, o atendimento ao cliente é o ponto de entrada da sua empresa. A forma como você se comunica com seu cliente, seja respondendo suas dúvidas ou resolvendo os problemas, é o que vai gerar credibilidade na sua empresa, com isso o cliente se torna fiel a sua marca.

Garantir um ótimo atendimento ao cliente pode ser mais fácil se você utilizar um sistema de gestão que centraliza e monitora as solicitações dos seus clientes. Um bom exemplo é o Fluxki, que centraliza as solicitações, seja do e-mail, app ou Telegram em uma única plataforma. Com ele você poderá priorizar os atendimentos, definir o SLA, receber o Feedback do cliente e ainda acompanhar o tempo utilizado em cada atendimento.

Deixe o seu dia mais fluído

Melhore o atendimento ao cliente e organize os projetos da sua empresa. Trabalhe a partir de um único sistema e torne sua equipe mais produtiva.